A FIFA começou, nesta quarta-feira (25), as inspeções nas 12 cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. As vistorias vão até 11 de outubro e avaliam aspectos como estádios, transporte e aeroportos. Em Salvador, a Arena Fonte Nova é uma das opções destacadas, recebendo boas notas na vistoria inicial.
Após iniciar no Maracanã, no Rio de Janeiro, o tour seguirá por outras cidades: Belém (Estádio Mangueirão), Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco) e São Paulo (Arena de São Paulo).
Rhiannon Martin, chefe do departamento da FIFA, destacou a competitividade na escolha das sedes, mencionando que esta será a primeira vez que o torneio ocorrerá na América do Sul. “O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes em estar aqui para um processo de escolha tão competitivo”, afirmou.
Além da infraestrutura dos estádios, outros fatores como venda de ingressos e hospitalidade também serão avaliados. A lista final das cidades escolhidas será divulgada no início de 2025, dois anos antes da competição.