Neste sábado (19), Fortaleza e Grêmio abriram a 27° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na Arena Castelão, e a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni levou a melhor, vencendo por 2 a 1, de virada, gols de Wellington Paulista e Osvaldo. O zagueiro Paulo Miranda havia aberto o placar para o clube gaúcho.
Com o resultado de hoje, os donos da casa respiram um pouco mais aliviados. Eles foram a campo encarando situação complicada na tabela de classificação. Agora, já têm a garantia de que terminarão a rodada fora da zona de rebaixamento independentemente dos resultados do fim de semana.
Já pelo lado dos gaúchos, a escalação de uma equipe de reservas só comprova o foco total na disputa da semifinal da Libertadores contra o Flamengo. A derrota na capital cearense foi uma chance desperdiçada para encostar no G4, o objetivo que resta nesta competição.
Na próxima rodada, o Fortaleza terá um importante duelo diante do Cruzeiro. Não só a equipe mineira briga diretamente contra rebaixamento, como Rogério Ceni poderá dar o troco em seus ex-comandandos, depois de uma passagem traumática pela Toca da Raposa. O Grêmio enfrenta Botafogo, num confronto que pode ser de euforia ou de recomeço, dependendo do resultado perante o Flamengo na quarta-feira (23).
Mesmo sabendo que o grande jogo da temporada da equipe era o seguinte, diante do Flamengo, pela Libertadores da América, o Grêmio jogou com a mesma intensidade que costuma atuar desde a chegada de Renato Gaúcho no comando técnico e começou o confronto ditando o ritmo da partida e oferecendo poucos espaços aos donos da casa.
A agressividade do clube gaúcho deu resultado já nos minutos iniciais, quando o zagueiro Paulo Miranda cabeceou com força após cruzamento certeiro de Rafael Galhardo, sem qualquer chance para o goleiro Felipe Alves.
Os visitantes continuaram tomando conta do jogo mesmo com a vantagem no marcador, porém um erro de marcação foi o suficiente para que o Fortaleza igualasse o marcador com o centroavante Wellington Paulista, um dos grandes nomes do clube nesta edição do Brasileirão.
Após o gol de empate, o Grêmio se perdeu na partida e bobeou ainda mais minutos depois, quando o Leão virou o confronto depois de passe preciso de Wellington Paulista para seu companheiro de ataque Osvaldo.
O segundo tempo foi todo dos visitantes, mas mais pelo fato do Leão se fechar para partir em contra-ataque. Um dos destaques da reta final do confronto foi o goleiro Felipe Alves, que fez intervenções importantes e evitou que o Grêmio igualasse ou até mesmo liderasse o placar novamente na partida deste sábado.