Gasoduto Caburé tem autorização de operação definitiva concedida pela ANP

-
Gás de cozinha puxa a inflação de setembro em Brasília Cruzeiro, Brasília, DF, Brasil 13/10/2015 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília Com variação de 19,23% no valor do botijão, o gás de cozinha contribuiu diretamente para o aumento da inflação no Distrito Federal em setembro.

A canadense Alvopetro tem autorização definitiva para operar o gasoduto Caburé, na Bacia do Recôncavo, na Bahia. O aval da Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (30). O empreendiemnto integra sistema de escoamento dos campos de Cardeal do Nordeste e Cardeal do Nordeste Leste – operados pela capixaba Imetame – e Caburé e Caburé Leste, a cargo também da Alvopetro.

Neste sistema, o gás produzido pela Imetame segue até a Usina Termelétrica Prosperidade 1, em Camaçari, também operada pelo grupo capixaba. Já a Alvopetro vai escoar o proudto até a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Caburé, em Mata de São João, que deve entrar em operação na quarta-feira (1º).

Operada pela empresa do Canadá,a UPGN será a primeira não operada pelo grupo Petrobras. O gás originado desta unidade será comercializado pela Bahiagás. O volume mensal escoado deve subir de 140 mil metros cúbicos por dia (m3/d) para 300 mil m3/d. (Bahia.Ba)