A mistura obrigatória de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que informou que a proposta será submetida à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Segundo o governo federal, a mudança tem como objetivo reduzir o preço da gasolina para o consumidor final, além de diminuir a emissão de poluentes e fortalecer a cadeia de produção de biocombustíveis no país.
A expectativa é de que o aumento da participação do etanol na composição do combustível elimine a necessidade de importação de cerca de 500 milhões de litros de gasolina por mês, o que tornaria o Brasil autossuficiente no abastecimento.
A medida faz parte da política de incentivo aos combustíveis renováveis prevista na Lei do Combustível do Futuro. Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%.
O governo também destaca o avanço da produção de etanol de milho, principalmente na região Centro-Oeste. Mato Grosso lidera o setor e responde por cerca de 70% da oferta nacional do combustível.



