Gil, Elba, Daniela e Brown: Artistas lamentam morte de Moraes Moreira

Foto: Reprodução / Instagram

Grandes nomes da música brasileira utilizaram as redes sociais para lamentar a morte do músico Moraes Moreira, que faleceu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. 

O cantor Gilberto Gil publicou um antigo registro dos dois, abraçados, e descreveu Moraes como “menino do sertão da Bahia”. “Ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo. Deixa saudade e uma grande obra”, escreveu. 

Elba Ramalho recebeu a notícia com tristeza e afirmou ainda não acreditar na partida do músico: “Amigo querido, grande grande artista que selou, lacrou um patamar histórico na música brasileira! Será lembrado por tantas belas canções que marcaram nossas vidas! Sentiremos saudade! Agora, missão cumprida, descanse em paz, amigo!!! Salve Moraes Moreira eterno novo baiano”.

Daniela Mercury, que ganhou de Moraes a canção “Monumento Vivo” no início da carreira, afirmou nas redes sociais que está “devastada” pela morte do amigo, que ela considera não só “um gênio da música brasileira”, como também “o poeta do Carnaval, dono de um repertório único” e “referência para todos”. 

“Eu pude cantar muitas vezes suas canções nos meus quase 40 anos de trio elétrico. Ainda ganhei de Caetano a canção “Axé, Axé” onde diz: , “Moraes Moraes, SEU nome é Salvador”. Moraes é um grande mestre da música brasileira no mundo, um mestre para mim e para todos que amam música. O trio elétrico está de luto. O Axé está de luto. Muita saudade. Um beijo carinhoso para a família”, completou Daniela. 

“Dádiva da natureza” e “gênio criativo incessante” foram as principais características de Moraes exaltadas pelo músico Carlinhos Brown. Para o cantor, Moreira foi responsável por “aproximar as comunidades afro ao trio e faz mais uma vez uma revolução social de alegria”. O Cacique também destacou que “por todos os lugares que Moraes passou deixou luz, deixou pessoas renovadas com sua poesia carnavalesca”. 

“Rogamos a Deus que esse novo filho encontre-se em paz e agradecidos por tudo que ele fez. Pela nossas vidas, pela nossa cabeça, pela nossa musicalidade e pela disseminação do carnaval pelo mundo, fazendo as pessoas mais próximas. Você fará muita falta, o trio elétrico perdeu sua maior nota. Muito obrigado, Moraes Moreira. Meu ídolo e amigo. Até um dia”, concluiu Brown. 

Claudia Leitte relembrou em uma postagem no Instagram o trecho da canção “Chame Gente”, que Moraes foi um dos compositores. A cantora também contextualizou o momento da perda do artista e mandou uma mensagem de carinho aos familiares do músico: “Em tempos tão loucos, onde a mistura de gente só pode acontecer na nossa imaginação, espero em Deus que seu Santo Espírito abrace cada familiar, amigo e a nós, seus fãs e admiradores! Descanse em Paz, Moraes Moreira!”. 

“Meu coração chorou com a partida deste Mestre da nossa MPB”, escreveu a cantora Margareth Menezes em uma postagem com vários momentos ao lado do falecido artista. Para ela, “o legado de Moraes Moreira fica como um símbolo da grandeza da produção musical baiana da sua geração”.

Além disso, Margareth destacou que o artista é “uma referência revolucionária no campo da arte de compor e tocar música popular, música de carnaval, música afro baiana, música pop urbana, pensamento transcendental, urbano e universal”, e que ele tem uma “diversidade melódica e harmônica, capacidade e sintetizar rock, ijexá, bossa-nova nova, frevo e samba”. 

“Fez o Brasil subir a Ladeira e não deixou a Três Raças do Brasil sem poesia. Valeu, demais. Adeus Seu Moraes, até um dia”, finalizou Menezes. (Bahia Notícias)

https://www.instagram.com/p/B-7Ru3dF0sp/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/B-7MhKqhGjw/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/B-7bk1JHJ9r/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/B-7PlLalDag/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/B-7VIOEHCL0/?utm_source=ig_embed
google news