Com investimentos em um jornalismo mais popular e ajudada pela boa aceitação local das novelas, a Globo virou o jogo em Salvador e deixou de perder para a Record durante quase todo o dia. A capital baiana entrou no ranking das cidades que mais assistem à emissora. A reportagem é de Gabriel Vaquer, colunista do Notícias da TV.
Segundo dados obtidos pela coluna, no último mês de março, Salvador foi a terceira capital que mais viu a líder de audiência em todo o país, atrás apenas do Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Os resultados são causados principalmente por quatro atrações: os noticiários locais Jornal da Manhã e Bahia Meio-Dia; a reprise da novela O Rei do Gado (1996); e Vai na Fé, atual trama das sete.
Comandado por Ricardo Ismahel e Camila Oliveira, o Jornal da Manhã fica na casa dos 12 pontos, mas conseguiu ir além nos últimos dias. Na última terça (2), marcou 16 pontos de média, contra 5 da Record e 1 do SBT. Foi o noticiário matinal local mais visto da Globo em toda a rede.
Apresentado por Vanderson Nascimento e Jéssica Senra, que foi tirada da Record em 2018, o Bahia Meio-Dia resolveu um problema que já durava quatro anos e passou a vencer o Balanço Geral Bahia, comandado por José Eduardo Bocão. No primeiro trimestre, o telejornal conseguiu 14 pontos contra 11 da Record no seu horário, entre 11h45 e 13h.
“Colhemos os resultados de forma brilhante”, diz Rogério Bruxellas, CEO da Rede Bahia, ao Notícias da TV.
Mas o desempenho que de fato tem impressionado é o das novelas. No ar desde novembro, a reprise de O Rei do Gado tem chegado à casa dos 25 pontos em Salvador com frequência.
O resultado mais evidente, porém, é de Vai na Fé. Lançada em janeiro como um aceno ao público evangélico, a trama tem média de 31 pontos em Salvador e chega a picos de 34 pontos, é a capital que mais vê a novela.
Além dos investimentos, a Globo passou a ser mais flexível com Salvador. Transmitiu a abertura do Carnaval da Bahia com Ivete Sangalo e o aniversário da capital baiana, além do Festival de Verão. Outras parcerias estão sendo preparadas para os próximos meses, segundo Bruxellas.
“Salvador sempre será uma cidade estratégica, principalmente quando se fala de entretenimento. A Bahia como um todo é um celeiro de cultura e oportunidades de bons produtos. Desta forma, a Rede Bahia tem sido um hub importante para estas oportunidades, e estamos trabalhando muito próximos da Globo neste sentido. Isso só pode dar coisa boa!”, afirma ele.
“Vamos continuar seguindo nesta direção, produzindo cada vez mais conteúdo relevante e sendo cada vez mais atrativos para a audiência e anunciantes. Não posso adiantar muita coisa, mas podem esperar um final de ano com algumas surpresas na nossa programação e o maior verão de todos os tempos na Rede Bahia. Fiquem de olho!”.