Uma reunião agendada para esta quarta-feira (29) vai definir o formato do arcabouço fiscal a ser proposto pelo governo Lula. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça (28). Além dele e do presidente Lula, o encontro – ainda sem horário definido – terá a presença do ministro da Casa Civil, o ex-governador baiano Rui Costa. O anteprojeto já foi apresentado para os líderes do Congresso Nacional.
“Amanhã, reunião conclusiva sobre o arcabouço. E, portanto, essa semana nós vamos divulgar”, disse Haddad a jornalistas ao chegar no Ministério da Fazenda no início da tarde. “A lei propriamente tem prazo para ser encaminhada, que é 15 de abril, em virtude de que ela tem de estar compatível com a LDO. Mas isso não nos impede de já dizer qual vai ser a nova regra”. Nesta terça, o governo fixou em 1,97% a nova proposta de teto de juros para empréstimos consignados feitos por aposentados ou pensionistas do INSS.
O cenário mais definido na área fiscal teve impacto imediato no mercado financeiro. A bolsa de valores B3 recuperou o patamar acima dos 100 mil pontos. Às 15h15, após o anúncio de Haddad, o Ibovespa operava em alta de 1,51%, marcando 101.175,84. Na máxima do dia, o índice superou os 101,5 mil pontos. O volume negociado no pregão é de R$ 14 bilhões. Fonte: site Metrópoles