A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) participou, na tarde desta segunda-feira (7), de mais uma rodada de negociações com o Governo do Estado sobre o plano de valorização das carreiras dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e contou com a presença da presidente da APPMBA, cabo PM Alaíce Gomes. Durante a reunião, o governo apresentou um Plano de Trabalho que contempla ações de cunho remuneratório e organizacional.
Entre os principais pontos da proposta estão:
Março de 2025:
– Reajuste de 7% no soldo;
– Auxílio fardamento fixado em R$ 251,16 para todas as graduações.
Abril de 2025
– CET de 70% para praças que atuam nos setores operacional e administrativo;
– CET de 85% para motoristas de viaturas;
– CET de 105% para motociclistas, cavalarianos e motoristas de veículos especiais (ambulância, caminhão, ônibus e ABTS).
Maio de 2026:
– Reajuste adicional de 2% no soldo e no auxílio fardamento.
Junho de 2026:
– Atualização na GAP e acréscimo de 5% na CET.
Ações organizacionais:
O governo também propôs a criação de grupos de trabalho formados por representantes da administração pública, das corporações e das entidades associativas. Esses grupos vão debater temas como:
– Adequação da Lei de Organização Básica (LOB) da PMBA à nova legislação federal (Lei 14.751/2023);
– Revisão dos critérios e dos intervalos para promoções;
– Estudo para implementação do escalonamento vertical na remuneração.
A APPMBA informou que a proposta será levada à tropa, que decidirá sobre sua aceitação.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone; a assessora da SERIN, Kelly Costa; o coordenador executivo do Gabinete da SSP, Olinto Macedo; os diretores da APPMBA, subtenente PM Jackson e cabo PM Augusto; e representantes da associação Força Invicta.