O governo da Bahia inaugurou, nesta sexta-feira (17), o Complexo Educacional de Tempo Integral de Tucano, que vai oferecer além do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e formações técnicas em gastronomia e informática. Para isso, foi montado um espaço com equipamentos de cozinha industrial, com forno, cooktop de indução, batedeiras e liquidificadores profissionais para as aulas práticas dos alunos. Os estudantes do curso de informática também contarão com computadores, ferramentas de manutenção e equipamentos modernos que atendam a formação profissional.
A unidade de ensino em tempo integral foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, que esteve em Tucano acompanhado pela secretária da Educação, Adélia Pinheiro. Os investimentos no equipamento público somam mais de R$ 27 milhões. Além do complexo, o governador entregou um novo ônibus escolar rural.
O governador ressaltou que outras áreas foram contempladas na agenda, mas a educação é a prioridade porque impulsiona a melhoria de todas as outras. “E a intenção é essa mesmo, garantir qualidade pra quem trabalha e para quem estuda. Para que todos possam ter conforto, ter opções de laboratórios, de teatro, de piscina. Se a gente consegue, em uma escola dessa, fazer o estudante chegar de manhã, fazer a refeição, estudar, almoçar e a tarde permanecer na escola por mais três, quatro horas, conseguimos alcançar uma educação integral. Ele aqui vai fazer um reforço, fazer ciência, esporte e cultura. Isso ajuda o município a ter estudantes com melhor performance nas provas, nos concursos e como futuro profissional”, detalhou. Jerônimo também pontuou que em breve as algumas escolas estaduais também vão abrir aos sábados para garantir um ambiente de reforço educacional e alimentação complementar aos estudantes.
A titular da Educação, Adélia Pinheiro detalhou que a nova unidade de ensino também vai qualificar a formação profissional dos técnicos de toda a região. “Essa unidade é a junção de duas unidades com cursos técnicos: de gastronomia, de cozinha e também de informática. Esses cursos técnicos são profissionalizantes e são selecionados a partir de um catálogo nacional e considera as cadeias produtivas locais e a vocação do território. É, de fato, uma estratégia importante para a qualificação de pessoas jovens, e não tão jovens, para que atendam ao desenvolvimento da localidade”. (BN)