O governo da Bahia decidiu prorrogar o decreto que limita a presença de público em eventos a 1.500 pessoas. Além disso, a taxa de ocupação dos espaços tem que ser mantida em no máximo 50%. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 4, e é válida até o dia 15 de fevereiro.
O novo limite de público foi imposto pelo governador da Bahia Rui Costa (PT) em 11 de janeiro, diante da alta nos indicadores da pandemia. O estado tem números recordes de novos casos diários e casos ativos da Covid-19 por causa da variante ômicron, que com facilidade de propagação já é dominante na Bahia.
O decreto também estabelece a exigência de apresentação do comprovante de vacinação para a entrada em bares, restaurantes e locais como parques públicos estaduais. A comprovação pode ser feita através do cartão da vacina ou do Certificado Covid, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde.
Em parte do segundo semestre de 2021, período de tranquilidade relacionado a Covid-19, chegou a ser liberado o público de até 5 mil pessoas em eventos e capacidade de 70% para jogos de futebol. No entanto, o limite caiu gradativamente e só deve aumentar com a queda dos indíces epidemiológicos.
Na última quinta-feira, 3, a Bahia registrou o recorde de casos ativos de Covid-19. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, o estado com 35.349 pessoas com a doença, recorde desde o início da pandemia.