O Governo do Estado de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (9) a flexibilização uso da máscara de proteção contra a Covid-19. A obrigatoriedade deve ser suspensa apenas ao ar livre. As informações são do R7.
Uma coletiva para tratar do tema, com o governador e presidenciável João Doria (PSDB), está marcda para as 12h45. O governo paulista ensaiou uma medida semelhante em novembro do ano passado, em função do avanço da vacinação, mas voltou atrás após o aparecimento da variante Ômicron.
Depois de atingir o pico da onda da Ômicron no início de fevereiro, o estado apresenta atualmente queda de 62% nas internações em enfermarias e de 52% nas internações em UTIs , segundo o governo. Além de São Paulo, alguns estados já desobrigaram parcialmente o uso de máscara: Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Em Salvador, o prefeito Bruno Reis afirmou na terça-feira (8) que avalia medidas de flexibilização, mas sem sinalizar data para seu anúncio. O gestor afirmou que outros estados não pautarão as decisões em Salvador.