O governo do Rio Grande do Norte anunciou, neste sábado (18), que desde a terça-feira (14), foram presas 106 pessoas envolvidas em ações contra prédios públicos e comerciais e a veículos. As autoridades de segurança do RN afirmam que o ritmo dos ataques – que envolvem pelo menos 48 cidades potiguares – vem diminuindo. Ainda não foi divulgado um balanço dos crimes ocorridos neste sábado.
Segundo a polícia, as ações são comandadas por uma facção criminosa. Já foram confirmados 259 ataques. O aumento da criminalidade levou o governo federal a autorizar, na quarta-feira (15), o envio de 100 agentes da Força Nacional para controlar a situação. Um policial penal foi morto na noite de sexta-feira (17), em São Gonçalo do Amarante.
A Secretaria de Segurança do governo potigur contabiliza, neste sábado (18), 455 agentes cedidos por Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e pelos governos dos estados do Ceará e da Paraíba. Novos policiais devem chegar nos próximos dias. Além das detençoes, foram apreendidos 31 armas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições. (BN)