O técnico eletrônico Almir Silva, de 57 anos, montou uma oficina voluntária para consertar eletrodomésticos de pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas, me dezembro, na cidade de Jiquiriçá, a cerca de 250 km de Salvador.
Gratuitamente, Almir recupera os eletrodomésticos que foram danificados durante os alagamentos que atingiram a cidade na semana do Natal.
Morador de Barra do Jacuípe, localidade de Camaçari, Almir viajou cerca de 240 km com destino a Jiquiriçá, para passar as festas de fim de ano com a família da esposa. No município, pôde ver de perto os estragos causados pela chuva: a casa da sogra foi tomada pela água e diversos móveis foram perdidos.
A ideia de montar a ‘Oficina Voluntária do Tio Almir’ surgiu depois que o técnico observou eletrodomésticos sendo levados pela enxurrada. Desde o último domingo (2), Almir atua na rua Engenheiro Dantas.
“Resolvi montar uma ‘bancadinha’ para tentar ajudar as pessoas”, contou.
Na oficina improvisada e simples, o técnico eletrônico usa uma porta encontrada na enxurrada como mesa e contou, em entrevista ao g1, como tem sido o trabalho.
“Por aqui chega de tudo: computador, tanquinho de lavar roupa, televisão e até um toca fita [de música] apareceu”, detalha.
Segundo Almir, algumas pessoas estranham o fato do serviço ser gratuito.
“Muita gente pergunta: ‘oxe, de graça?’. As vezes eu conserto um tanquinho [de lavar roupa] e a pessoa agradece como se eu tivesse feito um transplante. As pessoas ficam gratas pelos eletrodomésticos e eu fico grato por poder ajudar”, conta.
Além de Almir, outros moradores da cidade tem oferecido serviços gratuitos para quem precisa. Uma pousada da região abriu as portas para pessoas desabrigadas sem cobrar nada em troca.
(G1)