A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana irá atuar na Micareta 2023, realizada a partir desta quinta-feira (20), na Avenida Presidente Dutra (Circuito Maneca Ferreira), por meio de uma central de videomonitoramento, que irá funcionar em um ônibus.
Serão 24 câmeras da Guarda Municipal instaladas em todo o circuito e no entorno da festa. Estes equipamentos se juntarão às que foram instaladas pela Polícia Militar, somando 50 câmeras no total.
De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, as câmeras foram instaladas em locais estratégicos para que a Guarda possa acompanhar, em parceria com os demais órgãos de segurança, todas as ocorrências dentro e fora do circuito da Micareta. Além disso, o efetivo contará com 60 homens por turno de serviço.
“A gente construiu ações para essa Micareta, em parceria com as polícias, o Corpo de Bombeiros e Militares, as forças de segurança como um todo, e teremos além do efetivo físico também a parte tecnológica. A Guarda vai funcionar com um Centro de Controle Operacional, montado em um ônibus. Nós temos 349 câmeras, que fiscalizam toda a cidade, e a central é na Avenida Rio de Janeiro, e neste ônibus trouxemos a nossa tecnologia, e será como um centro de gerenciamento de crise. Teremos a oportunidade de acompanhar tudo que vai acontecer”, explicou o secretário ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.
Segundo ele, a tecnologia utilizada pela Guarda é semelhante à trazida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Vamos detectar o que acontecer no entorno e não só no local do evento. As câmeras têm um raio de ação muito grande e temos condições de visualizar qualquer ato que acontecer e compartilhar a informação de forma imediata. Nós temos hoje em Feira de Santana 198 guardas. Uma parte vai trabalhar no circuito da Micareta e outra parte irá atuar em outras ações. Não vamos deixar nossa cidade sem a ação da guarda e das polícias, então tanto os distritos como os bairros vão continuar recebendo as nossas ações, até porque o município agora adquiriu 10 novas viaturas e isso foi muito importante para nosso trabalho no dia a dia”, ressaltou Lima.
As câmeras que irão funcionar na Micareta foram instaladas com base em um planejamento feito em conjunto com a Polícia Militar e os demais órgãos, conforme o secretário da Seprev. “Sentamos e definimos os locais, então a Guarda está preparada não só para o evento da Micareta, como também para outros eventos no município, mesmo porque fazemos parte hoje de um Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que define e traz uma arquitetura das ações de todas as polícias, dos agentes penitenciários, dos bombeiros militares, e a nossa Guarda também está nesse bojo. Essa Lei 13.675 é de 11 de junho de 2018, na qual o Governo Federal determina as diretrizes: as polícias continuam nos estados e as guardas nos municípios, e juntas farão uma segurança pública melhor”, esclareceu.
Novos investimentos
Além do CCO, a Guarda Municipal possui hoje uma base central localizada próximo ao Fórum Filinto Bastos e outra base na Praça da Matriz, além 10 viaturas novas circulando. “Estamos adquirindo agora mais 30 novas câmeras com um modelo diferente, porque às vezes acontece um fato na cidade e nem sempre a câmera está voltada para aquele momento. A nova câmera não perde nada, pois ela gira e tem uma profundidade de 300 metros, aproximadamente, em todos os locais para onde está filmando. Além de ter quatro câmeras acopladas nela, tem um speed dome (zoom óptico que se movimenta a 360º e pode ser controlada de forma remota) para que não perca nenhum fato que aconteça. Estamos adquirindo 30 para colocar em locais onde nós temos mais conflitos, que foram mapeados pelo Setor de Inteligência. Por isso que essa integração é importante, porque seguimos muitas orientações da Polícia Militar, por exemplo.”
O secretário destacou ainda que a Guarda Municipal já utiliza armas de fogo em operações no município, e está avançando também na questão do tipo de armamento. “Na questão do armamento, precisamos avançar mais. Nós temos armas que são para o combate. Antigamente nós tínhamos viaturas e essa era minha luta, porque as viaturas eram antigas, baixas, e o agente já descia em desvantagem. Com essa aquisição do município, as novas viaturas estão no padrão de operação, que são as SUVs. E com relação às armas, temos as longas e também as pistolas, revólveres, trabalhamos com as carabinas, calibre 12, e vamos avançar para os fuzis. E estamos conversando com o prefeito para que haja a progressão de carreira, pois o que motiva o profissional é a promoção, saber que está sendo reconhecido.” (BN)