Com o objetivo de melhorar os níveis dos bancos de sangue da Bahia, o Hemóvel está em Serrinha, município do nordeste do estado, com o Projeto Vidas por Vidas nesta quinta-feira, 15, e ficará na cidade até sexta-feira, 16.
O Hemóvel, que funcionará das 8 às 15h, tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o transplante é realizado em caso de compatibilidade com algum paciente.
Para fazer a doação é necessário:
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg;
– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Recomendações para o dia da doação:
– Nunca vá doar sangue em jejum;
– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação. (Secom)