Homem escorrega de pedras, cai no mar e se afoga em praia de Salvador

Homem de 36 anos morreu nesta quarta-feira (4), na praia de Itapuã, uma das principais da capital baiana.

Equipes do Samu foram acionadas e prestaram socorro ao homem ainda na areia da praia de Itapuã — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem de 36 anos morreu após se afogar na tarde desta quarta-feira (4), na praia de Itapuã, uma das principais de Salvador. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Segundo a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), a vítima morava em Simões Filho, e estava nas pedras quando escorregou e caiu no mar. Ainda de acordo com o órgão, uma bandeira vermelha indicava alto risco de afogamento no local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram socorro ao homem ainda na areia da praia. Os socorristas tentaram reanimar a vítima, durante cerca de uma hora, mas ela não resistiu.

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o Salvamar pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Prevenções
Como ações preventivas para casos de afogamento, a Salvamar distribui bandeiras pelas praias da capital baiana para alertar os banhistas em trechos de praia considerados perigosos. As sinalizações são indicativos da condição do mar para o dia.

A bandeira vermelha, representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao risco elevado de afogamento.

Já a bandeira amarela, simboliza um mar em atenção, no qual o banho no local está permitido, mas desde que o banhista tenha noções de nado e respeite às orientações dadas pelos salva-vidas.

Em novembro de 2022, a Salvamar, que é vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu novas bandeiras de identificação que foram instaladas em praias de Salvador.

A nova forma de sinalização das praias contou com o acréscimo de bandeiras nas cores verde (baixo risco) e roxas (área de animais marinhos), que foram implementadas conforme modelo nacional seguindo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Antes, o órgão possuía apenas as bandeiras amarelas e vermelhas. (G1)

google news