O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) comemora, em dezembro, dez anos de serviços prestados à população local e mais de 30 municípios circunvizinhos com a marca de um milhão de atendimentos e mais de 70 mil cirurgias realizadas durante o período.
Como forma de comemoração e em agradecimento à comunidade, a unidade idealizou a Campanha Natal do Bem. O objetivo é arrecadar, até o dia 20 de dezembro, 20 toneladas de alimentos não perecíveis para instituições carentes da cidade, sendo elas: Casa de Apoio Sagrada Família, Creche Santa Madalena, Creche 11 de Dezembro, Lar dos Idosos e Creche São Paulo.
“A ação Natal do Bem surge espontaneamente da vontade de compartilharmos com a sociedade de Santo Antônio de Jesus a nossa principal vocação: amar e nos doar diariamente ao próximo”, afirma o presidente do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), Marco Antônio Andrade.
Através da ação, será possível beneficiar centenas de crianças, jovens e idosos. Para participar, o voluntário pode realizar a entrega de alimentos não perecíveis no ponto de arrecadação localizado na Rua Ursicino Pinto de Queiroz, em frente à Reconflex, no Centro de Santo Antônio de Jesus. Não há quantidade mínima para doação.
O Hospital
Composto por profissionais especializados e comprometidos com a qualidade dos serviços prestados, a Unidade de Saúde se destaca pelo acolhimento e humanização da assistência. “Somos um Hospital resolutivo e humano. As pessoas que trabalham aqui têm a visão de que o paciente é um de nós ou um ente da família”, enfatiza o diretor técnico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto.
Neste ano, pela quarta vez consecutiva, o Hospital recebeu o Prêmio Melhores do Ano na categoria Melhor Prestação de Serviço Hospitalar e Qualidade no Atendimento na área pública e privada, referente ao ano de 2018. Com mais de 15 mil votos computados, a premiação avaliou o desempenho de empresas locais em mais de 150 categorias através de pesquisa de opinião pública.
Nos últimos cinco anos, a unidade recebeu investimentos relevantes como a instalação de novos elevadores, tomógrafo, serviço de endoscopia e novos equipamentos para o Centro Cirúrgico através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), além da ampliação e reformulação de serviços assistenciais como a Unidade de Tratamento de Queimados e Serviço de Neurocirurgia, e a otimização dos gastos com foco na assistência.
A Unidade ainda Constitui Hospital Escola Referência para Universidade Federal do Recôncavo com internato médico e atua como Centro de formação de Ensino e Pesquisa com oferta de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Nutrição. E dispõe de doze especialidades médicas, entre elas Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e Clínica Médica.
Para Marco Antônio Andrade, o HRSAJ completa 10 anos de forma plena, atingindo integralmente a sua missão original, de referência regional na assistência, ensino e pesquisa, além de ser modelo estadual de assistência e gestão. “Este também é um momento de agradecimento a todos os homens e mulheres que lutaram para que o hospital se tornasse uma realidade, e hoje, em especial, à brilhante e competente equipe que atua no Hospital. Nosso muito obrigado”.
(Ascom HRSAJ)