A Huawei apresentou oficialmente um novo processador de Inteligência Artificial (IA) – o Ascend 910 – e afirma que se trata do mais potente do mundo, surpreendendo aparentemente a própria empresa. “O Ascend 910 funciona melhor do que esperávamos”, admitiu o presidente rotativo da Huawei, Eric Xu.
No que diz respeito a desempenho, o Ascend 910 oferece 256 TeraFLOPS em operações FP16 e 512 TeraOPS em INT8, mantendo ao mesmo tempo um consumo de energia de apenas 310W, destaca a Huawei em comunicado. É esperado que o processador Ascend 910 venha a ser integrado em futuros smartphones da Huawei.
“Temos feito progressos constantes desde que anunciamos a nossa estratégia de IA, em outubro do ano passado”, afirmou Xu. “Tudo está evoluindo de acordo com o planejado, desde a I&D até ao lançamento do produto. Prometemos um exemplares full-stack de IA para todos os cenários. E, hoje, cumprimos, com o lançamento do Ascend 910. Isto marca uma nova etapa na estratégia de IA da Huawei”. (Notícias ao Minuto)