O Brasil perdeu o título da Copa América de basquete para a Argentina por 75 a 73, na noite deste domingo (11), no ginásio Geraldão, no Recife. O armador e capitão Marcelinho Huertas, de 39 anos, lamentou a derrota após reação da seleção brasileira nos dois últimos tempos.
“Sentimento é de tristeza, sempre que se perde um jogo, uma final. Fica um gosto amargo. Mas por outro lado, tem muito mérito essa medalha. Estamos orgulhosos e felizes de voltar ao pódio depois de tantos anos. E ter feito uma final que, até a última bola, tivemos chance de ganhar”, afirmou.
A seleção brasileira estava em desvantagem de 10 pontos no placar ao final do segundo quarto. No último tempo, os donos da casa chegaram a virar em 73 a 71, mas Lucas Dias errou uma tentativa de três e na sequência os argentinos deixaram tudo igual. Após Benite falhar o arremsso, os hermanos retomaram a bola e Gabriel Deck revirou o marcador para 75 a 73 faltando 16 segundos para o encerramento da partida. Lucas Dias tentou novo arremesso de três, mas sem sucesso e o Brasil não conseguiu pegar o rebote.
O Brasil não subia no pódio há 11 anos. Para Huertas o desempenho na Copa América pode servir de motivação para a disputa das eliminatórias da Copa do Mundo.
“Tem muito trabalho pela frente. Mudança de geração, muitos jovens, alguns veteranos… Temos que continuar treinando, focados, e seguir com a mesma fome e ambição. Temos esses compromissos agora pela classificatória pro Mundial e a Copa América serve de gasolina e exemplo para seguirmos conquistando vitórias e conquistar a vaga”, disse.
O Brasil volta à quadra no dia 11 de novembro para enfrentar os Estados Unidos pelas eliminatórias da Copa. Depois, o compromisso será no dia 14 diante do México. Os dois jogos serão fora de casa. Em fevereiro, o selecionado brasileiro pega Porto Rico, dia 26, e três dias depois faz novo duelo com os norte-americanos. As duas partidas serão em casa. (BN)