O IBGE abriu nesta quinta-feira (9) um processo seletivo simplificado complementar para contratação temporária, em todo o Brasil, de 48.535 pessoas que vão trabalhar com recenseadores no Censo Demográfico 2022. Na Bahia, são oferecidas 571 vagas em 117 municípios, incluindo Salvador, onde está a grande maioria das oportunidades. Para a capital baiana foram destinadas 374, divididas em 14 áreas de trabalho.
As inscrições para concorrer a uma das vagas começam às 11h e se encerram no dia 15 de junho, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, preenchendo o formulário disponível no Portal do IBGE (acesse aqui).
Esta seleção é a continuidade do processo seletivo simplificado regido pelo edital nº 10/2021, especificamente visando selecionar pessoas para as localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de vagas disponibilizadas.
A posição de recenseador exige ensino fundamental completo, mas a seleção complementar será pela análise de titulação acadêmica, ou seja, as pessoas inscritas ganharão pontos e serão classificadas conforme sua escolaridade.
Para concorrer, basta preencher o formulário no portal do IBGE. A apresentação da documentação original ou cópia autenticada (inclusive comprovante da escolaridade declarada) será feita apenas no momento da convocação. O edital completo está disponível no site do IBGE (veja aqui).
O cargo tem horário de trabalho flexível e remuneração por produtividade. O IBGE preparou um simulador on-line, que calcula quanto os recenseadores devem receber (saiba mais). Em Salvador, por exemplo, para uma carga horária de trabalho de 30 horas semanais, a remuneração mensal estimada é de cerca de R$ 1.460.
As pessoas aprovadas para as vagas de recenseador/a deverão ser convocadas no início de julho e passarão por um treinamento na semana de 18 a 22 de julho. Serão contratadas apenas as que frequentarem esse curso e forem aprovadas na avaliação final. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado. (BN)