IBGE atualiza limite leste do sistema costeiro-marinho para linhar com a Amazônia Azul

A medida visa harmonizar os limites legais do território nacional com os dados de outros órgãos e pesquisas, ampliando a área jurisdicional brasileira em mais de 4 milhões de km².

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (27) a atualização do limite leste do Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, agora alinhado com a Amazônia Azul. A nova definição abrange toda a área de soberania brasileira no mar, representando oficialmente o território marítimo nacional.

A medida visa harmonizar os limites legais do território nacional com os dados de outros órgãos e pesquisas, ampliando a área jurisdicional brasileira em mais de 4 milhões de km². A atualização não altera a porção continental, incluindo dunas, mangues e restingas.

Luciana Temponi e Therence de Sarti, representantes do IBGE, destacaram a importância da atualização para a gestão sustentável e proteção da biodiversidade marinha e costeira, além de reforçar o reconhecimento internacional da Amazônia Azul. A integração das bases é vista como crucial para a educação e políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

google news