O labrador chamado Ice, que ficou conhecido por ser o primeiro cão salva-vidas do Brasil, faleceu aos 14 anos, de causas naturais, no município de Itajaí, em Santa Catarina.
O cão estava aposentado desde 2019 e vivia com o sargento Evandro Amorim, que cuidou dele desde que era apenas um filhotinho de dois meses.
Em uma publicação realizada no Instagram do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a partida do cãozinho foi anunciada. “É com pesar que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comunica o falecimento do cão de busca Ice, que formava binômio com o sargento Evandro Amorim”, declarou.
“Entre os trabalhos mais recentes, Ice fazia parte de um projeto terapêutico no Hospital Marieta Konder, em Itajaí. O CBMSC presta respeitosas continências e agradece ao cão de busca Ice e ao sargento Amorim pelos anos de serviços dedicados aos cidadãos”, detalharam.
Ice realizou um treinamento intensivo, em janeiro de 2017, para se consolidar como o primeiro cão salva-vidas do país. O labrador auxiliava em salvamentos marítimos, levando vítimas até a areia.
Em 2015, o labrador ingressou da equipe de resgate em Mariana, Minas Gerais, após o desastre, ajudando com a busca por soterrados após o rompimento da barragem.
Nesta segunda-feira (9), o cãozinho completaria seus 15 anos, deixando saudades no coração de quem o acompanhou de perto, e marcando a vida das pessoas como um verdadeiro herói.