Dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furtos a joalherias foram presos preventivamente neste sábado (22) em Itaquaquecetuba, interior de São Paulo.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Bahia e a polícia paulista.
A quadrilha, originária de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, atuava com um modus operandi específico: os criminosos acessavam as joalherias por meio dos dutos de ar-condicionado e, após arrombar os cofres com ferramentas especializadas, furtavam as mercadorias.
Um dos suspeitos já possui passagens por crimes nos estados da Bahia, Pará, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ele foi vinculado ao furto de uma joalheria em um centro de compras na Barra, em Salvador, no qual 99 joias, avaliadas em mais de R$ 1 milhão, foram levadas.
Com a dupla detida em um imóvel no interior paulista, materiais usados em arrombamentos foram apreendidos, e os suspeitos estavam se preparando para outro furto. Após os exames de lesões de praxe, eles permanecem à disposição da Justiça, aguardando transferência para a Bahia.