“Eu ‘tô’ achando muito bom. Eu nem esperava, ‘tô’ contente demais”. Aos 101 anos, dona Maria Cardoso comemora o emprego que conseguiu após a repercussão da sua história nas redes sociais. Nesta semana, ela começou a trabalhar como “influencer” de uma marca de vinhos.
Com o objetivo de comprar vinhos e carnes sem depender de ninguém, a moradora de Promissão (SP) pediu que a bisneta entregasse seu currículo em um frigorífico da cidade. Como forma de brincadeira, a família acatou a ideia e entregou o documento, que surpreendeu os funcionários da empresa e gerou uma postagem na internet.
“Empoderada é a dona Maria de 101 anos que pediu para a neta me entregar o currículo dela porque quer trabalhar para não depender de ninguém para comprar os vinhos dela. Uma lição de coragem, força e independência para todas nós”, publicou Juliana Araújo, a analista de seleção da empresa que recebeu o currículo.
A postagem repercutiu nas redes sociais e, menos de um mês depois, a idosa recebeu uma proposta para fazer propaganda de uma marca de vinhos. Mesmo com 101 anos, dona Maria aceitou o moderno cargo de “digital influencer”.
Segundo a bisneta Pâmela Cristina Matias Gomes, o criador da marca que contratou a idosa ficou “apaixonado” pela dona Maria e fechou um bom acordo com a funcionária. Agora, a família informou que vai gravar vídeos da idosa provando os vinhos e enviar à empresa.
“Fechamos um valor bem legal com a marca, porém nos termos do acordo foi pedido sigilo. Mas ela está muito feliz agora, trabalhando e tomando seus vinhos”, conta Pâmela.
O primeiro “trabalho” da dona Maria foi ao ar na quarta-feira (3), com uma apresentação da nova influencer nas redes sociais da marca. Na postagem, a empresa cita que a idosa “tem grande experiência em tomar tacinhas diárias de vinho”.
De acordo com Diogo Cortez, criador da marca de vinhos que contratou dona Maria, a empresa enviou bebidas para a idosa experimentar e dizer se gostava antes de aceitar o cargo.
“O trabalho sempre será a distância e enquanto a dona Maria estiver feliz e se divertindo com ele”, garante Diogo.
Ainda de acordo com o empresário, ele conversa com a idosa semanalmente e é como se ele tivesse ganhado uma avó. Uma das campanhas da empresa que estão sendo preparadas com a dona Maria, segundo ele, é a de Dia das Mulheres.
“Nada mais justo que homenagear a dona Maria, o melhor exemplo dos últimos tempos de uma mulher que pensa diferente, luta pelo que quer e que, mesmo com 101 anos, quer comprar os vinhos dela sem depender de ninguém”, afirmou o empresário.
De acordo com o criador, se a dona Maria gostar dos produtos, a empresa vai combinar um salário mensal com a idosa para que ela produza conteúdo para as redes sociais da marca. A ideia é fazer vídeos da idosa ganhando vinhos e falando o que achou das bebidas.
‘Tá me dando valor’
Desde que o currículo da dona Maria repercutiu nas redes sociais, a idosa já ganhou uma série de presentes, incluindo dezenas de garrafas de vinho e até um perfil nas redes sociais.
Segundo a bisneta, dona Maria está muito feliz com a repercussão da história dela e com a nova proposta de emprego. Em um vídeo enviado ao G1, a idosa se emociona ao ser questionada sobre a situação. (Veja abaixo)
“Estou contente, né, porque ‘tá’ me dando valor. […] Dá até vontade de chorar”, declarou dona Maria no vídeo.
A filha de 78 anos da influencer, Maria de Oliveira Santana, também comentou sobre a reviravolta na vida da mãe dela nos últimos meses: “Ela está gostando muito, agradeceu tanto ele [criador da marca], e ele falou que o que ele puder, ele vai fazer. Ela está vibrando.” (G1)