Ilhéus: Indígenas protestam contra PL de demarcação de terras

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um grupo de indígenas protestou, na tarde desta terça-feira (22), contra um Projeto de Lei (PL) que que define a demarcação de terras como responsabilidade do Congresso Nacional.O grupo bloqueou um trecho da BR-001, nas proximidades da distrito de Olivença, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

Conforme divulgou o Portal G1, os dois sentidos da via foram fechados e só era permitida a passagem de ambulâncias, idosos e pessoas se dirigindo a postos de saúde para se vacinar contra a Covid-19.

De acordo com uma das lideranças indígenas, o ato faz parte de um protesto nacional. Segundo ele, os indígenas permanecerão no local até que o assunto seja retirado da pauta ou até o final da votação, programada para esta tarde.

Os manifestantes acreditam que o PL fere direitos originais dos povos indígenas, e retira a prerrogativa da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na última quinta (17), integrantes da tribo Pataxó ocuparam a sede Fundação Nacional do Índio (Funai), em Porto Seguro, protestando contra o PL.  (BN)