O ex-presidente da Câmara e vereador de Ilhéus, no Litoral Sul, Lukas Paiva, foi afastado da função novamente pela Justiça. A decisão, que o afasta por 180 dias, foi tomada nesta segunda-feira (25) pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, Alex Venícius Campos Miranda. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, a medida determina também a indisponibilidade dos bens de Lukas Paiva. Mesmo com o afastamento, o edil continuará recebendo o salário de vereador.
Paiva é acusado de participar, junto com outros vereadores, de fraudes em licitações e contratos feitos pela Câmara de Ilhéus. Ele teve o mandado de prisão decretado no dia 15 de maio passado durante a Operação Xavier. O vereador chegou a ficar foragido por 14 dias antes de se entregar. Depois, um habeas corpus o liberou para exercer as funções públicas.
A Operação Xavier foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com apoio da Polícia Federal, entre outros órgãos. (BN)