Inema apreende explosivos usados em pesca na Baía de Todos-os-Santos

Foto: Divulgação/Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (20), 12 bombas que era usadas para pesca na região de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, município de Vera Cruz. Segundo a Diretoria de Fiscalização Ambiental (Difis), uma operação contra a pesca predatória com o uso de explosivos na Baía de Todos-os-Santos foi deflagrada na região desde a última segunda-feira (16).

Além das bombas, a operação também apreendeu uma embarcação que era utilizada pelos pescadores. Os responsáveis pelo material apreendido fugiram no local. A ação contou com a participação também da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Coppa) e da prefeitura de Vera Cruz.

O Inema promove ações como essa na intenção de coibir a pesca predatória que afeta, muitas vezes de forma irreversível, a vida marinha da região. As ações de fiscalização são definidas conforme acolhimentos das denúncias, e nestes casos são verificados os locais de pesca, os pontos de venda dos produtos, tais como feiras livres e colônias de pescadores, verificando o controle de estoque do pescado.

Caso o pescador seja pego em flagrante ou não tenha seu estoque declarado, terá todo o material recolhido e será autuado e doado.

Pesca com bombas

A pesca predatória com o uso de explosivos traz para o meio ambiente impactos negativos, entre: morte de organismos representantes da fauna do ecossistema marinho, comprometendo toda a cadeia alimentar e reprodutiva; perturbação do habitat do macro e micro organismos na área da detonação; além de ser crime. (Bahia.ba)

google news