Inep prorroga prazo de recursos para segunda etapa do Revalida 2024/1

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou, para esta terça-feira (1º/10), o prazo para interposição de recursos sobre o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida) 2024/1. A retificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.

Os participantes podem entrar com o pedido de recurso por meio do Sistema Revalida. A segunda etapa do exame foi realizada pelo Inep nos dias 20 e 21 de julho. O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro.

Prova Prática – A etapa prática do Revalida é composta por dez estações que simulam cenários médicos variados, percorridas ao longo de dois dias. Durante as estações, os participantes devem realizar tarefas específicas, como coleta de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, realização de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes e familiares.

PEP – Cada estação possui um PEP (Padrão Esperado de Procedimentos), que funciona como um gabarito, especificando as ações esperadas. A avaliação dos candidatos é feita com base na execução desses procedimentos, sendo atribuída uma pontuação individual para cada estação.

Revalida – O Revalida é composto por duas etapas: teórica e prática, que avaliam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. O exame tem como objetivo verificar se o candidato possui as habilidades e competências necessárias para atuar de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A segunda etapa é reservada para aqueles que foram aprovados na primeira, composta por provas objetivas e discursivas.

google news