O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2024. As provas acontecerão nos dias 10 e 12 de dezembro.
De acordo com o Inep, os órgãos responsáveis por prisões e medidas socioeducativas que quiserem aplicar o exame precisam se inscrever e indicar quais unidades vão realizar as provas e quem será o responsável pedagógico. O prazo para essa inscrição é de 30 de setembro a 18 de outubro.
Para se inscrever, o documento deve ser enviado para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Enem PPL 2024”. A escolha das unidades e dos responsáveis pedagógicos deve ser feita através do Sistema PPL.
O Inep explicou que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, com a única diferença sendo o local onde são aplicadas – dentro das unidades prisionais e socioeducativas. “Os responsáveis pedagógicos devem inscrever os participantes entre 7 e 25 de outubro”, informou o Inep.
Sobre o Enem
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal forma de ingresso em universidades no Brasil. As notas podem ser usadas para se candidatar a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), e também são aceitas em algumas universidades de Portugal que têm acordo com o Inep. Além disso, as notas podem ajudar a conseguir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Qualquer pessoa que tenha terminado o ensino médio ou esteja no final pode fazer o Enem para entrar em uma universidade. Quem ainda não terminou pode participar como treineiro, com os resultados servindo apenas para avaliar seus próprios conhecimentos.