Inscreva-se no programa jovem aprendiz do Senac BA 2020

Inscreva-se no programa jovem aprendiz do Senac BA 2020 – Reprodução

Aposto que você já ouviu falar sobre o Programa Jovem Aprendiz Senac BA. Fiz esta pergunta porque ele é uma das melhores opções para quem busca do primeiro emprego mais rápido.

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma das principais instituições de educação profissional do país e na Bahia não é diferente. Ele é a porta de entrada no mundo do trabalho para muitas pessoas que antes não tinha muitas expectativa de crescimento profissional.

Na Bahia, por exemplo, o programa Senac BA para jovem aprendiz se destaca com os seguintes cursos de aprendizagem:

  • Assistente Administrativo
  • Serviços de Supermercado
  • Atendente de Lanchonete
  • Commis de Restaurante (profissional auxiliar do Garçom)
  • Vendas
  • Atendimento em Postos de Combustíveis
  • Atendimento em Farmácias
  • Além destes, existem boas opções de cursos nas áreas de beleza, gestão, hotelaria e turismo, comércio de bens, serviços e administração.

O que é jovem aprendiz

programa de aprendizagem do Senac BA é amparado pela Lei do Aprendiz (número 10.097/2000). Segundo a legislação, as empresas de médio e grande porte devem empregar e matricular nos cursos de aprendizagem um número “X” de aprendizes, que varia entre 5% (mínimo) e 15% (máximo), dos trabalhadores existentes em cada empresa.

É ai que entra o Senac. Ele fica responsável por capacitar estes jovens para o mercado de trabalho, ou seja, ensina a nova profissão aos jovens aprendizes.

A lei também define que o programa seja direcionado ao público com idade entre 14 a 24 anos que esteja cursando o ensino fundamental ou médio. Para os candidatos portadores de necessidades especiais não existe limite de idade.

Em relação à jornada de trabalho, ela varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo de, no máximo, 06 horas diárias, podendo se estender até 08 horas diárias, caso o jovem aprendiz já tenha terminado a educação básica (ensino médio).

Como Funciona Jovem Aprendiz Senac BA

Atenção aos próximos parágrafos!

Vale ressaltar que o programa possui a duração mínima de um ano e máxima de dois. Sendo que os alunos devem estar contratados por uma das empresas afiliadas ao Senac, uma vez que eles devem realizar a parte prática permitindo que os jovens façam parte do quadro de funcionários, porém, como aprendizes.

O contrato de trabalho de um jovem aprendiz do Senac é regido pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o que garante o recebimento do 13º salário, recolhimento do FGTS, Bolsa Auxílio e férias remuneradas com o acréscimo de 1/3 do salário.

Além disso, eles podem ter direito a auxilio alimentação, auxilio transporte, entre outros benefícios concedidos pela empresa contratante.

COMO SE INSCREVER NO JOVEM APRENDIZ SENAC BA 2020

Se você já faz parte de uma empresa que é parceira do SENAC, é preciso candidatar-se para o programa de Jovem Aprendiz. Depois disso, o passo seguinte é conciliar a jornada na escola de educação básica, o curso oferecido pela instituição e a atuação na empresa contratante.

Ficar atento aos processos seletivos através dos sites oficiais do SENAC da sua região é muito importante, o site nacional é através do site oficial do SENAC. Por meio do portal, o candidato deve procurar a opção Aprendizagem, e atentar-se as condições das vagas oferecidas. O próximo passo é visitar a unidade mais próxima com os seguintes documentos exigidos para inscrição:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de matrícula da instituição em que o candidato estuda;
  • Comprovante de residência.

QUAIS OS CENTROS DO SENAC/BA QUE DESENVOLVEM O PROJETO JOVEM APRENDIZ?

Salvador – Centro de Educação Profissional Praça da Sé

Interior – Centro de Unidade Móvel, Centro de Educação Profissional Feira de Santana, Centro de Educação Profissional Porto Seguro, Centro de Educação Profissional Vitória da Conquista e Centro de Educação Profissional de Camaçari.

Para conhecer mais sobre o programa, o Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza o Manual da Aprendizagem, que esclarece questões relacionadas à Lei da Aprendizagem e orienta os empresários a respeito dos procedimentos necessários para a contratação de aprendizes. A publicação, composta de perguntas e respostas, também é acompanhada de um anexo com a legislação pertinente.

(N1)