Hoje, chega ao fim às inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021. O fim das inscrições do SISU 2021 aconteceria no dia 9, porém, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de abril. O processo seletivo teve início no dia 6 de abril.
Para concorrer a uma vaga nas universidades estaduais e federias pelo SISU 2021 é necessário que o candidato tenha realizado o Enem 2020. Além disso, precisa ter concluído o ensino médio e não ter zerado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
O SISU 2021 está oferecendo 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior. Há vagas para cursos presenciais e na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Todos os cursos são gratuitos.
O SISU 2021 é o principal meio de ingresso as universidades públicas e centros e institutos federais. O processo seletivo deste ano já conta com mais de 1 milhão de inscrição. Cada candidato pode escolher até dois cursos.
A classificação será divulgada na próxima sexta-feira (16). Essa será em chamada única, já que o processo seletivo já está atrasado, por causa do Enem 2020. Dessa maneira, as inscrições que, geralmente, acontecem em janeiro passou para abril.
Para saber o resultado, os estudantes devem acessar o site do programa e entrar na sua página. Os aprovados devem entregar os documentos exigidos para a matrícula na universidade entre os dias 19 e 23 de abril.
Algumas universidades estão possibilitando que os aprovados entreguem os documentos pela internet. Quem não for aprovado pode participar da lista de espera. Para isso, os candidatos devem manifestar o interesse entre os dias 16 a 23 de abril, também no sistema.
Para a lista de espera, os estudantes só poderão escolher um dos dois cursos para os quais concorreu. Às universidades ficam responsáveis pela convocação das próximas chamadas. Sendo assim, os interessados devem conferir as listas divulgadas pelas instituições de ensino. (Fonte: Fdr)