As incrições para o Prêmio Nacional do Turismo 2023, uma das premiações mais importantes do setor, foram abertas nesta segunda-feira (3). Com o tema “O turismo transformando vidas”, o prêmio, idealizado pelo Ministério do Turismo (MTur), tem como objetivo reconhecer iniciativas e profissionais que impulsionam o turismo como uma força econômica geradora de emprego e renda no país, além de valorizar a promoção da sustentabilidade e inclusão social. As inscrições serão encerradas em 16 de agosto e podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas em 19 categorias distintas.
Os interessados podem se inscrever em dois grupos diferentes. O primeiro grupo é composto pelas categorias “Iniciativas de Destaque” (para pessoas jurídicas), que incluem dez categorias: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo).
Esse grupo é destinado a inscrições de entidades governamentais da administração direta, federal, estadual e municipal, e indireta; instituições integrantes do “Sistema S”; instituições da sociedade civil organizada, com ou sem fins lucrativos; pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos; representantes de grupos ou coletivos; e empreendimentos turísticos.
Já o segundo grupo é composto pelos Profissionais de Destaque, onde serão premiadas 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo. (BNews)