Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2024 encerram nesta sexta-feira (29)

Estudantes devem se inscrever até hoje no portal do Ministério da Educação para garantir financiamento do ensino superior.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2024, se encerram nesta sexta-feira (29). Os estudantes de cursos superiores que desejam financiar a graduação devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, no módulo do Fies.

Para realizar a inscrição, o estudante precisa acessar o portal Gov.br, utilizando CPF e senha. O Fies oferece financiamento para mensalidades de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Requisitos para participação

Para concorrer às vagas remanescentes, o candidato deve:

  • Estar matriculado em um curso superior, com aproveitamento de 75% das disciplinas, caso o semestre letivo já tenha sido concluído;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pobntos nas provas e nota superior a zero na redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos (R$ 4.236 em 2024).

Fies Social

O Fies Social, criado para atender estudantes de baixa renda, terá prioridade para aqueles com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 706 por pessoa) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esta modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino superior.

Em 2024, o Fies também prioriza a classificação de candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) para as vagas remanescentes.

Importante

A pré-seleção dos candidatos será divulgada no 4 de dezembro, com a chamada única e a lista de espera.

O Fies é um programa que, desde 2001, democratiza o acesso ao ensino superior, oferecendo financiamento com juros baixos ou zero em algumas modalidades. O financiamento é pago após a conclusão do curso, com condições que variam de acordo com a renda familiar do estudante.

Para mais informações, consulte o site oficial da Caixa Econômica Federal, instituição operadora do programa.

google news