A atriz Regina Duarte foi advertida pelo Instagram mais uma vez. Ela fez uma publicação contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve o post marcado como fake news na rede social.
Regina compartilhou um vídeo enganoso e em tom alarmista de uma mulher identificada com Karen Moura, que suscita a possibilidade de um “golpe” após o encontro do vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin (PSB) com o economista alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, um dos principais eventos da área em todo o mundo.
O encontro aconteceu em 17 de maio no Palácio do Planalto. Na ocasião, o vice-presidente postou foto do encontro no Twitter, em que destacou que eles trataram de “temas importantes do panorama internacional atual”.
Discutimos as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Brasil, como indústria de baixo carbono, bioeconomia e a adoção de novas tecnologias para a transição verde”, escreveu Alckmin.
Após o encontro, postagens na internet têm distorcido o teor da reunião. No vídeo replicado por Regina Duarte, Karen dissemina teorias da conspiração de que o objetivo principal dos “globalistas” é reestruturar o tabuleiro internacional de modo a transformar o Ocidente em um “grande bloco econômico, controlado por poderosos que ditam as regras econômicas e sociais, muito disso nos moldes chineses”.
O post de Regina foi marcado como enganoso. “Informação parcialmente falsa. Analisada por verificadores de fatos independentes”, e por conter “algumas imprecisões factuais”, diz a plataforma. Como não foi a primeira vez em que a atriz é advertida, a plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz pelas reiteradas “informações falsas” replicadas por ela. (BNews)