Um levantamento realizado em 27 hospitais públicos e filantrópicos no Brasil revelou que as internações por doenças respiratórias subiram 27,6% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse aumento gerou um custo adicional de R$ 11 milhões, segundo dados divulgados pela Planisa, empresa de gestão hospitalar.
O diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo, destacou o impacto financeiro expressivo para os hospitais, com os custos diários de tratamento subindo consideravelmente. “O aumento nos custos hospitalares reflete a pressão financeira adicional que os hospitais enfrentam devido à alta nas internações”, disse o especialista.
Para enfrentar esses desafios, Carnielo sugeriu que os hospitais invistam em estratégias preventivas, como a ampliação da vacinação contra doenças respiratórias e a preparação para condições sazonais e eventos climáticos adversos, que podem estar contribuindo para a elevação dos casos.
Além disso, ele recomendou que os hospitais ajustem seu planejamento para enfrentar picos sazonais, revisando constantemente seus protocolos e otimizando a gestão de leitos, equipe e recursos hospitalares.