O município de Itacaré, no sul da Bahia, registrou nas últimas 24 horas o maior volume de chuva do Brasil, com um acumulado de 158 milímetros, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A situação levou a Defesa Civil local a emitir um alerta para risco hidrológico, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nos próximos dias. “Em caso de necessidade, procure abrigo seguro ou a casa de um familiar”, orientou o órgão municipal.
Além de Itacaré, outras sete cidades baianas também aparecem entre os maiores volumes de chuva no país: Taperoá, Igrapiúna, Simões Filho, Salvador, Camamu, Valença e Lauro de Freitas.
A maioria desses municípios está localizada no sul da Bahia ou na Região Metropolitana de Salvador (RMS), áreas que estão sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando perigo para chuvas e ventos intensos.
A previsão meteorológica indica acumulados entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm ao longo do dia, com ventos que podem atingir entre 60 e 100 km/h. Também há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As autoridades recomendam evitar abrigos sob árvores durante rajadas de vento, bem como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em casos de tempestades.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.