Levantamento do Inep já identificou 11 redações do Exame Nacional do Ensino Médio com nota 1000 tiradas por estudantes do Nordeste brasileiro. A região mantém a liderança neste ranking. Um destes destaques é a aluna Juliana Moreau, estudante do Colégio Crescer, da cidade de Itamaraju. A aluna de 17 anos utiliza o SAS Plataforma de Educação. As notas de quem fez o Enem em 2022 foram divulgados, para cada aluno, na quinta-feira, dia 09.
“Quando abri o portal, fiquei chocada. Era meia-noite e bati no quarto da minha mãe, ainda incrédula, com medo de ter dado algum erro no site, mas feliz, realizada e grata por tudo”, disse Juliana. Mineira de Manhuaçu e criada na Bahia, a aluna nota 1.000 fez o exame em 2021, na modalidade treineira, quando tirou 960 pontos na redação. Juliana pretende se candidatar a uma vaga em Medicina na Universidade Federal de Teixeira.
Juliana estudava em média cinco horas por dia, realizando os simulados do SAS Plataforma de Educação e escrevendo uma redação por semana. Para alcançar a nota 1000, a dica que ela sugere é “treinar muito e entender quais os critérios dos corretores e o que eles esperam da redação, trazendo originalidade ao texto”. “Para a redação que fiz no segundo ano do Ensino Médio, estudei muito a teoria, a estrutura de texto e o que era exigido pelas competências. No terceiro ano do Ensino Médio, já com uma boa base e sabendo da minha facilidade em escrever, foquei em praticar dentro do contexto da prova, sem nenhuma interferência”, relatou. (ba)