A candidata a vice-prefeita pela coligação “Itiruçu Seguindo em Frente”, Verônica Fernandes (União Brasil), teve sua candidatura reconhecida legalmente pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão foi tomada após a candidata ser acusada de manter uma união estável com a atual prefeita, Lorena Di Gregório (Avante), que está em seu segundo mandato.
Em sua decisão oficializada nesta quinta-feira, o juiz Moacyr Pitta Lima Filho, relator do caso, afirmou que “nega-se provimento a recurso, mantendo a sentença que julgou improcedente a AIRC e deferiu o pedido de candidatura, uma vez que não há provas suficientes que comprovem a alegada união estável”.
O processo teve início a partir de uma denúncia de Alender Correia, candidato a prefeito de Itiruçu pelo MDB, que se baseou em um artigo da Constituição Federal que torna inelegíveis cônjuges e parentes consanguíneos até o segundo grau.
Em entrevista ao Bahia Notícias em agosto, a prefeita Lorena Di Gregório confirmou que, embora ambas tenham se relacionado no passado, o vínculo nunca evoluiu para uma união estável.