Ivana Bastos receberá título de Cidadã de Salvador em reconhecimento à atuação no direitos das mulheres

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia será homenageada na Câmara Municipal de Salvador por sua trajetória política e atuação em pautas ligadas à proteção das mulheres e combate à violência de gênero

Foto: Sandra Travassos/Arquivo/Agência ALBA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, será homenageada com o título de Cidadã de Salvador em cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (20), às 18h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal da capital baiana. A honraria foi proposta pela vereadora Aladilce Souza, como reconhecimento à trajetória política da deputada e à sua atuação em defesa dos direitos das mulheres.

Natural de Guanambi e nascida em Caetité, Ivana Bastos construiu parte de sua história pessoal e acadêmica em Salvador, cidade onde viveu desde a adolescência e onde mantém fortes vínculos familiares e afetivos. Segundo a vereadora autora da homenagem, a entrega do título representa o reconhecimento oficial de um sentimento de pertencimento já consolidado ao longo dos anos.

Ao justificar a proposta, Aladilce destacou a importância da representatividade feminina nos espaços de poder e classificou Ivana Bastos como uma das principais lideranças femininas da política baiana.

“Precisamos valorizar a presença das mulheres na política e em todos os espaços de decisão”, afirmou a vereadora, ressaltando que Salvador possui maioria feminina em sua população.

Ao longo da carreira parlamentar, Ivana Bastos se destacou pela apresentação e defesa de projetos voltados à proteção e garantia de direitos das mulheres. Entre as iniciativas apoiadas pela deputada estão medidas que ampliam o atendimento por policiais femininas às vítimas de violência, obrigam síndicos e administradores de condomínios a denunciarem casos de violência doméstica, impedem a ocupação de cargos públicos por condenados por violência contra mulheres e asseguram o direito à amamentação em espaços públicos e privados.

Em 2025, Ivana Bastos entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia em quase dois séculos de existência da Casa Legislativa.

Para Aladilce Souza, além do simbolismo histórico, a trajetória da deputada representa um marco na luta pela ampliação dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero no estado.

A cerimônia deverá reunir autoridades políticas, lideranças femininas e representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

google news
senac