IX CachoeiraDoc divulga chamada pública para seleção de programadores e curadores

0
38
-

O Festival de Documentários de Cachoeira divulgou nesta segunda-feira, dia 09, um chamamento público para seleção de programares e curadores para sua nova edição.

O IX CachoeiraDoc será realizado entre os dias 26 e 31 de maio de 2020. O festival já faz parte do calendário de eventos cinematográficos do Brasil e é um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenado por professoras do curso de Cinema e Audiovisual.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de dezembro, no site do CachoeiraDoc. A convocatória tem como objetivo a composição da equipe de programação do evento. Pelo menos seis integrantes comporão o grupo que deverá trabalhar na seleção e programação de filmes, no período de 03 de fevereiro a 15 de abril de 2020, com cachê a ser combinado e determinado conforme número de selecionados. Serão acolhidas candidaturas de todo o Brasil, sendo reservado 1/3 do espaço para egressos e comunidade acadêmica da UFRB.

Para se inscrever é preciso ter experiência em programação, seja de festivais, mostras e/ou cineclubes; enviar um breve currículo (até 2.000 caracteres); enviar uma carta de intenções, em que se manifeste uma perspectiva curatorial própria a ser desenvolvida no confronto com os filmes do presente e em articulação com a trajetória do festival (até 3.000 caracteres). A expectativa dos organizadores é compor uma equipe múltipla e com responsabilidades variáveis (postos de assistentes também estão disponíveis), mas com o mesmo engajamento em garantir o caráter formativo do trabalho.

Sobre o Festival – Em 2010, no seio do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, um grupo de professoras se engajou em construir um festival de cinema em Cachoeira, cidade que até então ainda estava à margem dos circuitos cinematográficos do país. À medida que o CachoeiraDoc foi amadurecendo, não produziu apenas um desejo de inclusão nas rotas de circulação hegemônicas dos filmes, mas determinou uma perspectiva crítica e curatorial genuinamente periférica. Em 2020, será inaugurado um novo ciclo para intensificar a experiência de quase uma década, com a colaboração de novas perspectivas.

Diversidade – Engajado em promover a articulação entre representação e representatividade, o CachoeiraDoc tem sido considerado como pioneiro no debate das questões de raça e gênero nos espaços de curadoria e programação de cinema, conforme aponta o boletim “Raça e Gênero na Curadoria e no Júri de Cinema”, lançado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (GEMAA). O festival seguirá, portanto, prezando pela diversidade de experiências e posições de identidade na ocupação de seus postos de trabalho.

As inscrições para filmes serão abertas em janeiro de 2020.

Dúvidas e outras informações: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui