Já recebeu um pedido de amizade de alguém que já era seu amigo? Cuidado

-Facebook admite que acessa a localização de usuários sem autorização — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Facebook admite que acessa a localização de usuários sem autorização — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Já recebeu um pedido de amizade no Facebook de alguém que já era seu amigo e achou que se tratava apenas de um novo perfil? Cuidado, poderá ser um hacker. Perante esta situação, o que deve fazer é ter prudência e tentar perceber se efetivamente se trata de um novo perfil desse amigo. Isto porque poderá ser outra pessoa a fazer-se passar pelo utilizador.

Muitas vezes, como alerta o La Vanguardia, são piratas informáticos que utilizam fotos e nomes de pessoas legítimas para acessarem aos contatos do perfil.

Estes hackers enviam convites de amizade aos contatos da pessoa real e estabelecem conversas para ganharem a confiança do interlocutor. Quando conseguem, persuadem a pessoa e fazem-na acreditar que estão com problemas financeiros e que precisam de dinheiro. Há quem acabe por ceder e dar quantias monetárias. 

Os utilizadores do Facebook – e das restantes redes sociais – devem ainda ter cuidado com a password que utilizam, devendo optar por uma senha forte. Recorde-se que é sabido que há contínuas fugas de informação, mas, para já, nenhuma delas está relacionada com acesso a passwords.

Com efeito, os especialistas alertam que os utilizadores devem ter atenção ao seu perfil, por forma a perceber se há comportamentos suspeitos como mudanças de informação, pedidos de amizade estranhos e publicações que não tenha realizado. Outras dicas alertam para que esteja atento a inícios de sessão não solicitados e a emails que indiquem que a sua senha foi alterada.

(Noticias ao Minuto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui