A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou na terça-feira (28) que, mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias na Bahia, em especial na região da Bacia do Rio de Contas, o reservatório da Usina Hidrelétrica da Pedra opera em condições seguras e de acordo com o que preconiza a Lei de Segurança de Barragens.
De acordo com a Chesf, o reservatório da Pedra está com 78% de sua capacidade de armazenamento e a Companhia Hidro Elétrica vem fazendo o controle do fluxo de água, liberando menos água do que chega ao reservatório, obedecendo às regras operativas vigentes, com o objetivo de preservar a segurança da barragem e minimizar impactos para a população ribeirinha.
Desde a última segunda-feira (27), com uma afluência média diária da ordem de 1.350 m3/s, vem sendo mantida a a defluência diária no valor de 800 m3/s (a vazão de restrição do Vale é de 800 m3/s).
A Chesf ressalta que a situação hidrológica vem sendo monitorada diuturnamente, que trabalha permanentemente na ampla divulgação de informações por meio de comunicados, cartas-circulares, boletins hidrológicos, e que vem participando de reuniões com a Defesa Civil do Estado da Bahia e Ministério de Desenvolvimento Regional, dentre outras entidades. Alerta, ainda, sobre a necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.
A Barragem da Pedra está instalada em Jequié. As águas do Rio de Contas liberadas pelas comportas passam pelos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara (distrito de Palmerinha), Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e segue ao encontro do mar em Itacaré. (Giro Ipiaú)