Jequié completa 33 dias sem homicídios com reforço de ações da Polícia Militar

Operação Hórus e policiamento comunitário contribuem para queda nos crimes violentos no município do sudoeste baiano

O município de Jequié, localizado a 367 quilômetros de Salvador, celebra nesta quarta-feira (23) a marca de 33 dias sem registros de homicídios. O resultado é atribuído à intensificação de ações estratégicas da Polícia Militar da Bahia, em conjunto com outras forças de segurança pública do estado.

Segundo o comandante do Policiamento Regional Sudoeste (CPR-SO), coronel Paulo Guimarães, o reforço no policiamento e a adoção de práticas de proximidade com a comunidade têm sido fundamentais. “Estamos recebendo todos os recursos necessários do Comando-Geral da PM na intensificação do policiamento. Uma das ações significativas foi a Operação Hórus, tendo ainda o trabalho contínuo de aproximação com a comunidade através do modelo de polícia comunitária”, destacou.

A Operação Hórus, iniciada em 6 de janeiro, teve duração de 60 dias e concentrou esforços no policiamento ostensivo, com foco na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), como homicídios. O efetivo na região foi ampliado com a presença de unidades especializadas em pontos estratégicos da cidade.

Os resultados já são visíveis: em fevereiro, Jequié registrou uma queda de 36,5% nos CVLIs em relação ao mesmo período do ano anterior. Em março, a redução foi de 32,5%. No mês de abril, até o momento, não houve nenhum homicídio registrado.

“As operações continuam com a intensificação do policiamento e uso da inteligência. Dessa forma, continuamos a colher excelentes resultados”, concluiu o coronel Guimarães.

google news