O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, novos reajustes salariais para os cargos de magistério e técnico das universidades estaduais.
Os professores do magistério superior terão um aumento de 13,83%, dividido em quatro parcelas a serem pagas entre 2025 e 2026. Já os cargos de Analista Universitário e Técnico Universitário terão um reajuste escalonado de 6%, além da criação de tabelas específicas para jornadas de 40 horas semanais.
Os projetos de lei que promovem essas mudanças foram aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo a secretária de Educação, Rowenna Brito, o orçamento destinado às universidades estaduais em 2025 será de R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 1,7 bilhão será direcionado para a valorização dos profissionais e programas de permanência estudantil, como o Mais Futuro e o Partiu Estágio.
Além disso, Rowenna destacou ações voltadas à infraestrutura. “Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estamos construindo uma unidade escolar para atender aos filhos dos estudantes e trabalhadores da universidade”, afirmou.