Jerônimo sanciona lei para contratar R$ 600 milhões e impulsionar obras do VLT em Salvador

Recurso será viabilizado por meio da Caixa e visa acelerar infraestrutura e testes do modal no Subúrbio Ferroviário até o fim do ano

Foto: Secom/Gov

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou neste sábado (10) a lei que autoriza o Estado a contratar um financiamento de R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

O valor será obtido por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), com foco em obras estratégicas no estado.

A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e traz a assinatura do chefe do Executivo baiano, que atualmente integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial à China.

O projeto havia sido aprovado na última terça-feira (6), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A medida contou com o apoio da maioria dos deputados estaduais, mas foi rejeitada pela bancada de oposição.

Segundo o governo, parte dos recursos será destinada à implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador.

A expectativa é de que um trecho do traçado esteja concluído até dezembro de 2025, possibilitando o início dos testes com trens na região do Subúrbio Ferroviário. Já a previsão de entrega do primeiro trecho em operação assistida é para julho de 2026.

O VLT é uma das principais promessas de mobilidade urbana da atual gestão estadual e tem como objetivo requalificar o antigo traçado ferroviário da capital, ligando áreas periféricas ao centro da cidade com transporte moderno e sustentável.

google news