Jerônimo se reúne com prefeitos e ministra para combate à dengue na BA

O governador Jerônimo Rodrigues participou de uma reunião neste sábado (17) para alinhar esforços no combate à dengue na Bahia. Até então, 6,3 mil casos prováveis da doença e 2 mortes provocadas por ela já foram registrados no estado.

Além de 43 prefeitos e outros representantes de municípios baianos afetados pela epidemia de dengue, o encontro contou com a presença do senador Jacques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou por videoconferência.

Durante a reunião, conforme divulgou o governo, foi discutida a necessidade de ampliar o atendimento aos municípios em situação crítica, além de promover orientações à população sobre a importância da prevenção e os sintomas da dengue.

O governador enfatizou a importância da união de esforços para enfrentar o que classificou como desafio de saúde pública.

Estratégias

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Sesab delineou diversas estratégias emergenciais.

Entre elas, foram destacadas as visitas regulares às unidades de saúde e hospitais públicos, com o objetivo de capacitar as equipes estaduais e municipais através do programa Telessaúde.

Além disso, a utilização de drones para mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito é uma inovação tecnológica que fortalecerá as ações de vigilância epidemiológica.

Outra medida crucial apresentada pelo governo é a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas, para eliminar recipientes que possam acumular água parada – que é um ambiente propício para a reprodução do vetor.

google news