Joe Biden diz que retirada de pessoas de Cabul será ‘difícil e dolorosa’

President-elect Joe Biden removes his face mask as he arrives to speak Monday, Nov. 9, 2020, at The Queen theater in Wilmington, Del. (AP Photo/Carolyn Kaster)

Não há como evacuar as pessoas do Afeganistão sem dor, de acordo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em pronunciamento realizado no domingo, o dirigente dos EUA informou que 11 mil norte-americanos já foram retirados de Cabul, capital afegã, desde a retomada do poder naquele país pelo Talibã. Ao todo, saíram do Afeganistão 28 mil pessoas.

Com mais milhares de pessoas ainda tentando sair do Afeganistão, Biden afirmou que a retirada será “difícil e dolorosa”, “como as imagens que vimos na tevê. Sinto muito pelo que estamos vendo.”

Segundo disse Biden, há um esforço diplomático de mais de 20 países voltado à saída das pessoas contrárias ao Talibã. “Qualquer americano que quiser vir para casa virá para casa. Assim como os aliados da Otan”, acrescentou Biden, referindo-se aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os EUA também pretendem resgatar cidadãos afegãos que ajudaram durante 20 anos os Estados Unidos no Afeganistão, e mulheres.