Joias sauditas: Bolsonaro devolverá peças à Presidência da República, diz defesa

Em cumprimento da decisão os bens serão encaminhados à Secretaria Geral da Presidência da República”, informa a defesa.

Reprodução

Os bens trazidos ilegalmente da Arábia Saudita ao Brasil serão entregues à Secretaria-Geral da Presidência da República. A informação da defesa de Jair Bolsonaro (PL) foi confirmada nesta quarta-feira (15). O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Bolsonaro devolva, em até cinco dias, as joias sauditas e as armas que estão em posse dele.

A decisão da defesa do ex-presidente atende o que foi determinado pelo TCU. Os objetos na posse de Bolsonaro incluem relógio, caneta, abotoaduras e anel, trazidos da Arábia Saudita por integrantes do governo, em outubro de 2021.

“O pleno do Tribunal de Contas da União por unanimidade acolheu o pedido da defesa do Ex Presidente Jair Bolsonaro no sentido de depositar os bens para a União. Em cumprimento da decisão os bens serão encaminhados à Secretaria Geral da Presidência da República”, informa a defesa.

“Precisamos garantir que isso nunca mais aconteça na história do Brasil. Presentes que são doados ao Estado Brasileiro devem ser incorporados ao patrimônio público. É preciso, de uma vez por todas, separar o público do privado”, afirmou Bruno Dantas, presidente do TCU, na sessão desta quarta-feira (15/3).

Entenda o caso – Reportagens do jornal O Estado de S. Paulo revelaram que uma comitiva de Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia (MME), entrou no país com presentes enviados pelo governo da Arábia Saudita, sem que fossem declarados para a Receita Federal.

Uma remessa de joias, um suposto presente para Michelle Bolsonaro (PL), avaliado em R$ 16,5 milhões, foi retida na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. No entanto, outro pacote, alvo da decisão do TCU desta quarta-feira (15/3), chegou às mãos do então presidente.

No pacote entregue a Bolsonaro estavam um relógio com pulseira em couro, um par de abotoaduras, uma caneta rosa gold, um anel e um masbaha rose gold, todos da Chopard, uma marca suíça de luxo. (BNews)

google news