A jornalista e fotógrafa Edna Nolasco morreu nesta quinta-feira (11), vítima de Covid-19. Nesta sexta-feira (12), Nolasco foi lembrada em discurso na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, no Sudoeste, terra natal dela. Edna Nolasco veio a óbito após ficar internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista depois do agravamento da doença.
O corpo dela vai ser cremado no Cemitério Parque da Cidade no final da tarde desta sexta. A jornalista era diretora da Regional Sudoeste do Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas da Bahia. Durante a pandemia, ela tinha se tornado uma das defensoras da vacinação contra o novo coronavírus, tendo tomado as duas doses contra a Covid-19.
Em nota, o Sinjorba destacou o caráter combativo e solidário de Nolasco. “Insubstituível companheira de lutas, Edna sempre mostrou espírito combativo, solidariedade e dedicação ao bem estar dos demais. Mesmo já estando vacinada, não descansou um único dia até que as prefeituras fizessem a imunização de todos aqueles que tinham direito”, diz a entidade.
Filha de fotógrafos, ela se orgulhava de ter como mãe a primeira mulher a fotografar profissionalmente em Conquista. Nolasco se bacharelou em Direito, passou por diversos cursos, mas foi a fotografia que lhe rendeu mais satisfação.