Moradores de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, têm procurado postos de saúde da cidade com mais intensidade nos últimos dias. Segundo o Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, a situação decorre do receio de uma nova onda de casos de Covid-19 e da necessidade de atualizar a vacinação. Nesta quinta-feira (17), dezenas de pessoas procuraram o Posto de Saúde Angary.
Nesta quarta-feira (16), a taxa de ocupação de leitos estava zerada. Já nesta quinta, a ocupação estava em 10%. Em Juazeiro há dez leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19. Ao site, o coordenador regional de saúde, Pedro Alcântara de Souza, fez um apelo à população, pedindo que quem não se vacinou procure os postos de saúde.
Para se vacinar é preciso levar RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina. A dose de reforço é aplicada em pessoas a partir dos 12 anos que já tenham quatro meses de intervalo em relação à segunda dose. A quarta dose é aplicada em pessoas a partir dos 18 anos que já tenham quatro meses de intervalo em relação á dose de reforço.
Crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe. No caso de outro responsável, é preciso que o pai ou a mãe emita uma autorização assinada. Ao longo da pandemia, Juazeiro já acumula 28.363 casos confirmados de Covid-19 [33 ativos] e 505 óbitos. (BN)